Eclipse ADT ou Android Studio?

Neste Post iremos apresentar um pouco sobre as características e recursos das IDEs de desenvolvimento de aplicativos para plataforma Android.

Eclipse ADT ou Android Studio

Eclipse + ADT + SDK + Android

Sempre utilizamos o Eclipse com o plug-in ADT para o desenvolvimento Android, porem na apresentação do Google I/O de 2013, a Google realizou o lançamento da versão inicial, ainda não finalizada, da IDE Android Studio.

Enfim, brigas e gostos à parte, ambas as ferramentas, uma criada em 2001 e outra lançada sua versão não finalizada em 2013, devem disponibilizar ambientes, recursos, ferramentas e padrões para o desenvolvimento Android. Consequentemente, questionamentos surgiram em relação a qual IDE seria melhor? Qual seria mais utilizada? Quem iria se dar mal?

Qual será a IDE mais utilizada daqui a alguns anos? Não sabemos, mas sabemos algumas características as quais podem incrementar o seu conhecimento sobre essas IDEs, e talvez formar uma opinião em relação a qual IDE utilizar no desenvolvimento de seus aplicativos.

ECLIPSE

Eclipse é uma plataforma de Software Livre (Open Source) baseada em Java. O Eclipse é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) Java. Pelo fato de ser baseada em Java, não significa que somente a Linguagem de Programação Java deve ser programada utilizando essa IDE.

Toda estrutura do Eclipse é baseada em um conjunto de plug-ins. O Plug-in Development Environment (PDE) permite o desenvolvimento de ferramentas que se integram perfeitamente ao ambiente Eclipse, o tornando um plug-in com um enorme interesse por aqueles que desejam estender a plataforma. Tendo em mente que o Eclipse é composto por plug-ins, qualquer criador de ferramentas de desenvolvimento, pode toma-lo como base para a criação de extensões, as quais podem realizar o desenvolvimento utilizando outras linguagens de programação. Como exemplos de extensões do Eclipse, podemos indicar:

  • Android Development Tools para Eclipse
  • Maven Integration para Eclipse
  • IBM® Rational® Software Architect
  • JBoss Tools
  • UMLet – Ferramenta UML para rápidos diagramas UML
  • PyDev – Python IDE para Eclipse
  • FindBugs Eclipse Plugin

Se você deseja procurar por mais algumas extensões e plug-ins para o Eclipse, acesse: http://marketplace.eclipse.org/

Você pode também acessar o MarketPlace do Eclipse pela própria IDE. No Eclipse navegue até o menu Help > Eclipse Marketplace.

Bom, agora sabemos o porquê que conseguimos desenvolver Android na IDE Eclipse, e porque o Eclipse é considerado, até o momento, a plataforma de desenvolvimento oficial do Android.

Aqui no Blog DroidNew, temos alguns Posts relacionados à instalação, configuração e desenvolvimento Android utilizando a IDE Eclipse, vale a pena dar uma olhada:

Com a instalação do plug-in ADT Android Development Toold, conseguimos realizar o desenvolvimento de aplicativos para Android, ampliando as funcionalidades da IDE Eclipse possibilitando o desenvolvimento de aplicativos em tempo hábil.

Dentre as funcionalidades que o ADT agrega ao Eclipse, estão:

  • Construção de Interface de Usuário
  • Depuração/Debug da Aplicação
  • Geração de APK (Android Package)
  • Geração de Key (Assinatura da Aplicação para Distribuição)

O SDK fornece as bibliotecas de API e as Ferramentas necessárias para realizar o desenvolvimento, testes, depuração/debug, emulador e empacotamento dos aplicativos Android.  Entre as bibliotecas de API do SDK, existe ainda, uma API completa para Linguagem Java, contendo todas as classes necessárias para o desenvolvimento.

Resumindo, temos o ADT, um plug-in instalado na IDE Eclipse, que necessita carregar um SDK, que possui todas as API e Ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos Android.

Com isso, conseguimos construir a interface visual do aplicativo, através do mecanismo de arrastar e soltar caixinhas (drop and drag), via Graphical Layout, ou via source, construindo o layout direto no código fonte do arquivo .xml.

O uso do plug-in ADT no Eclipse para o desenvolvimento do nosso aplicativo é fundamental. A IDE Eclipse torna-se valorizada com a disponibilização do ADT para sua plataforma.

ANDROID STUDIO

Android Studio teve sua versão inicial, ainda não finalizada, apresentado no Google I/O deste ano. Evento no qual é marcado por grandes lançamento e novidades da Google por parte de seus produtos, os quais muitas vezes proporcionam grandes revoluções principalmente evoluções que consequentemente geram grandes debates nas comunidades de tecnologia.

E claro, não foi diferente com o lançamento da Android Studio, baseada no IntelliJ, a nova IDE da Google é similar ao Eclipse com o plug-in ADT. A IDE Android Studio fornece ferramentas para o desenvolvimento Android Integrado em Desenvolvimento e Depuração, ultrapassando alguns recursos do IntelliJ, com:

  • Suporta para construções baseadas em Gradle.
  • Refatoração Android especifica e soluções rápidas.
  • Ferramentas de Lint para analise de desempenho, usabilidade, compatibilidade de versão e outros problemas.
  • Ferramenta ProGuard e Assinaturas/Chaves da aplicação
  • Assistentes de projetos Android, baseado em modelos pré-carregados.
  • Editor de layout drop and drag e possibilidade de visualizar seu layout em diversos modelos e telas de aparelhos pré-carregados na IDE.

Nota:

  • Gradle é um sistema de construção avançada que possui um conjunto de ferramentas que permitem criar a lógica de compilação personalizada através de plug-ins;
  • Lint: é um termo que representa na computação códigos que possam conter bugs. Com o tempo ferramentas de Lint foram criadas com a função de analisar e sinalizar trechos de código suspeitos/propícios a bugs ou que não respeitam a sintaxe da linguagem;
  • ProGuard: é uma ferramenta responsável por compactar e otimizar o seu código fonte, renomeando classes, campos e métodos com o intuito de gerar um .APK que será impossível de sofrer uma engenharia reversa, o tornado mais seguro;

O Google se preocupa muito como a aplicação será apresentada para os usuários, se os componentes visuais estão bem organizados e distribuídos pela tela do aplicativo. E entre essas preocupações visuais, uma delas, relacionada também a acessibilidade e globalização, é a possibilidade de ter um aplicativo com o layout em diversos idiomas. Para que um aplicativo alcance um maior numero de downloads em um determinado local, é preciso que este tenha no mínimo o idioma local do usuário. E isso será possível, o que é possível também no Eclipse, porem com mais facilidade utilizando o Android Studio.

Claro que muitas mudanças iram ocorrer tanto no Eclipse, com ou seu o plug-in ADT, quanto no Android Studio, que ainda não foi finalizado, tendo nos desenvolvedores o dever de dar atenção e um pouco de tempo para aprender, estudar e explorar as duas IDEs e quem sabe as futuras.

Quem lucra com isso é o desenvolvedor, que devido a “disputas”, terá sempre uma ferramenta de desenvolvimento cada vez mais atualizada e rica em recursos e facilitadores.

Bom, com isso chegamos ao fim de mais um post, esperamos ter ajudado em apresentar alguns conhecimentos sobre Android neste post.

André Luiz

Links úteis para curiosidades, informações, downloads e muito mais:

Eclipse: http://www.eclipse.org/downloads/

SDK e ADT: http://developer.android.com/sdk/

Pagina direta SDK: http://developer.android.com/sdk/index

Pagina Direta ADT: http://developer.android.com/tools/sdk/eclipse-adt.html

Java JDK: http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/

Open Source: http://opensource.org/

Google Play : https://play.google.com/store?hl=pt_BR

Android Studio: http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html

Google I/O: https://developers.google.com/events/io/

ProGuard: http://developer.android.com/tools/help/proguard.html

Lint: http://developer.android.com/tools/help/lint.html

Gradle: http://tools.android.com/tech-docs/new-build-system/user-guide

IntelliJ: www.jetbrains.com/idea/

Android Developer: http://developer.android.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s